sábado, 6 de octubre de 2007

Hora de voltar



Ei, a data escrita à direita aqui no perfil está errada. Eu não estarei na Venezuela até 10 de outubro. Antecipei minha viagem em quatro dias e já estou no Brasil.

Na bagagem, um mês que não vou esquecer, uma experiência única. Mas são poucas as saudades do trânsito caótico, da desordem e da sujeira de Caracas (não é na cidade toda, importante dizer).

Sentirei falta, sim, dos amigos novos e das aventuras desses 30 dias.

Enquanto espero meu avião para Floripa (e a feijoada da minha mãe) aqui no aeroporto de Guarulhos, melhor contabilizar o que consegui fazer. Não cumpri todos os meus objetivos, mas estou certo de que fiz o possível. O mais difícil está por vir: passar pro papel essas entrevistas, visitas às emissoras e o ‘cheiro’ de Caracas, transcrevendo como é viver num país em Revolução.

Lições de Caracas:

- Nunca mais reclamar dos engarramentos entre a UFSC e minha casa.
- Nunca mais dizer que minha cidade está suja ou tomada por vendedores ambulantes. Tem coisa muito pior!
- Reclama das buzinas na Lauro Linhares (a rua principal do meu Bairro)? São fracas perto da potência dos motoristas caraquenhos, que fazem um barulho infernal das seis da manhã às 10 da noite.
- Brasileiros se ajudam em qualquer lugar, sempre. A minha estadia não seria a mesma sem a ajuda e a amizade da Rosiane, Ana Paula, Alexandre, Mário, Diana, João e Diego. Muito obrigado, mesmo!
- As mulheres brasileiras não são as mais bonitas do mundo. As siliconadas venezuelanas são um exagero de beleza.
- Ser jornalista é mais difícil do que eu imaginava. Em Caracas, então, é ainda mais complicado.
- O Brasil ainda tem muito o que aprender em comunicação. Televisão de qualidade como a que o governo venezuelano faz não existe por aqui. Grandes veículos de imprensa que peitam e criticam com intensidade o presidente do paístambém são escassos no nosso país. Lições de vida e de Jornalismo.

Entre expulsões de hotéis (os mais baratos só aceitam turistas por três dias), uma tentativa de assalto, um cartão de crédito desaparecido, apertões no metrô, visitas a três favelas, quatro rumbas de salsa e reggaetton (baladas!) e almoços barganhados no Ministério de Comunicação e Informação, sempre correndo de uma ponta a outra da cidade, sobrevivi a essa gigante.

Hora de fazer o check-in da Gol e voltar para a minha realidade, que não será mais a mesma.

A Venezuela, até então um vizinho desconhecido ali no mapa, está em ebulição. Vive uma batalha diária diante das telas de tv. Uma aula ao vivo de democracia, de poder popular, de desentendimentos e de autoritarismo. Todos juntos, regados a muita salsa e arepas.

.

8 comentarios:

Orlando Tambosi dijo...

País em revolução? Analise a história do século passado e verá que é involução.

Mas, vá lá, bem-vindo ao Grotão, neo-chavista!

Nina dijo...

e ae Rouse
li mais uma vez esse blog.. adoreiiii
ontem eu e a JUba no skype - conversamos muito e tbm falamos de vc. rsrsrs

o mais empolgado com as fotos.. q loucura essa viagem ai pra Caracas. hj de manha tinha noticia de lá. no jornal da tv (brasuca)
hahahaha

bjs e welcome back!
postei la no blog rsrsrs

vou combinar direitinho com a Esther - em abril.. estaremos ai. pra tua formatura hein!

Kari Moscol dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Kari Moscol dijo...

Eu voi escrever em espanhol, porque sento que eu posso dizer mais coisas en minha lingua. entao:

Creo que vas a poder hacer un buen trabajo, en tus palabras veo que tienes mucha "pasta" para esto, tu entusiamo es bueno y eso te ayudará.
Sobre Venezuela, creo que está viviendo un situación triste, soy latina pertenesco a un pais hispano, que tiene características similares a las de Venezuela y por eso siento tanto la crisis venezolana. Sin embargo, en tus descripciones veo también mucho parecido con Lima, una ciudad que conserva lugares hermosos donde viven personas con recursos; mientras que en el otro lado de Lima, hay quienes viven olvidados en lo que ustedes conocen como "fabellas". En realidad, los países latinos guardamos muchas similitudes, pero creo que tenemos un poco más de suerte porque todavía se conserva algo de democracia.

Te felicito, porque son pocos los valientes que tienen la fuerza, coraje y entrega de involucrarse, como tú lo has hecho, en un tema tan complejo. Espero que todo salga bien. Y repito: Me encanto este blog, y también, haber podido ayudar en algo aunque se que se mínimo.

Parabems!

bjos

Ka

Anónimo dijo...

hi!,I really like your writing so a lot! share we keep
in touch extra about your post on AOL? I need a specialist on this area
to unravel my problem. May be that's you! Having a look ahead to see you.

Feel free to visit my web site ... sharecash surveys

Anónimo dijo...

I dugg some of you post as I cogitated they were very useful very beneficial

Feel free to visit my blog post :: minecraftforfree

Anónimo dijo...

I really like your writing style, superb information, regards for posting :D.
"In every affair consider what precedes and what follows, and then undertake it." by Epictetus.


my web site :: hack a twitter account

Anónimo dijo...

First of all I would like to say wonderful blog!
I had a quick question that I'd like to ask if you don't mind.
I was curious to find out how you center yourself and clear your mind before
writing. I've had a tough time clearing my thoughts in getting my ideas out. I do take pleasure in writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are wasted simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints? Thanks!

Feel free to visit my website - soundcloud downloader