lunes, 1 de octubre de 2007

Unidas até que Chávez as separe





Brasil, intervalo da novela das oito. Sentado na poltrona, você assiste a um comercial que chama o presidente Lula de mentiroso, perigoso e autoritário. Canal que também dedica quase toda a programação a espaços de opinião e com notícias para desestabilizar o governo brasileiro. Difícil imaginar que isso aconteça no nosso país? Na Venezuela, não.

Para comprovar, basta sintonizar na Globovisión ou na RCTV – a primeira em sinal aberto e a segunda via cabo. Como dois ‘cães de guarda’, elas dizem fiscalizar e vigiar cada passo do presidente e dos seus seguidores. Oposição forte, ferrenha.

Não importa a notícia. Nos quatro canais oficiais do Estado – só existia um antes do golpe – e nesses dois de oposição, os fatos serão apresentados de forma bem diferente.

Um exemplo:

Na última sexta-feira, 26, a Ministra do Poder Popular Indígena Nilsia Maldonado entregou aos deputados da Assembléia Nacional um apoio formal do ministério à Reforma Constitucional proposta pelo presidente.

Vestidos de vermelho, centenas de nativos ocuparam o pátio da Assembléia, gritaram palavras de apoio e levantaram fotos do presidente impressas no livro com o projeto de Reforma.

Tudo filmado, lógico.

Jornalistas da Venezolana de Televisión (VTV), Vive, Telesur e Antv disputaram espaço no tumulto, enquanto os aplausos eram dirigidos às câmeras e a entrega do documento cuidadosamente fotografada. Mas nem sinal das outras duas hermanas de oposição.

A verdade é que nenhuma delas estava presente, nem sequer no portão. A desculpa de que foram impedidas de cobrir o evento não convence.

Nos noticiários e no site das duas, nada, nem uma linha.

“Chávez recebeu apoio dos povos indígenas na Assembléia? Quem disse? Tem certeza?”.

.

2 comentarios:

Pati Stockler dijo...

Hummm, cada vez mais polêmico... Parece que o comandante nao vai renovar a concessao da Globovisión. Em 2010, 2012...? Pode ser que ele ache uma brecha e o faça amanha mesmo, afinal o lema é ¡Pátria, Socialismo o Muerte. Venceremos!

Você está demais, parabéns!!!

Bjos

DA URUSSANGA dijo...

Prooonto! Li tudo que não tinha lido ainda, satisfeito? ahah tá muito bom rouse, texto, pautas...
beeijo e até