domingo, 30 de septiembre de 2007

O dono de Caracas





Nem Hugo Chávez, Gustavo Cisneros, Marcel Granier ou outro magnata da comunicação venezuelana. O verdadeiro dono da cidade tem 2.800 metros de altitude e 80 quilômetros de floresta viva. É o Ávila, montanha que abraça e vigia a capital de leste a oeste com sua mata fechada e dezenas de cachoeiras.

Visível de qualquer ponto, às vezes tomado por nuvens baixas e só com o pico descoberto, uma visita ao Monte Ávila é um convite a qualquer turista. Sete quilômetros de teleférico ou cinco horas de trilha, para os mais aventureiros, separam os que pretendem conhecê-lo.

A viagem, vale dizer, está mais barata. Custava até julho 38 mil bolívares e agora não passa dos 25. E a explicação para a mudança é simples: o governo assumiu e nacionalizou o teleférico. Mais uma das ações de estatização do presidente “para devolver o poder ao pueblo”.


Galipán


Três mil pessoas habitam o monte, os Galipán. E, lá de cima, as barreiras geográficas rompidas impressionam. Carros, tv a cabo, telefonia fixa, casas modernas, uma escola e serviço de cartão crédito - para gastar em uma das tendas de produtos típicos montadas pelos nativos – estão na lista de mordomias.

Emissoras de sinal aberto? Lógico, também chegam.

Estão presentes na região, sim, quase todas.

Sintonizar um canal pró-governo é tarefa fácil. VTV, Vive, TeleSur, Antv e Tves (substituta da RCTV) marcam presença. Agora, com a não renovação da licença da Rádio Caracas Televisão, nenhuma voz contrária ao presidente chega aos moradores. A Globovisión, único canal de oposição ao governo em freqüência aberta, também não os alcança.

Globovisión? Não conheço esse canal”, pergunta Ana Pérez, dona de uma lanchonete no povoado.

Debate de opiniões opostas. É, há coisas básicas que ainda não existem (ou já existiram) nos Galipán.

.

1 comentario:

Pati Stockler dijo...

Cada vez melhor... vou sentir muita falta quando vc for embora e nao possa ler sobre a realidade da Venezuela sob esse olhar crítico que vc domina.

Bjao Streitt