domingo, 16 de septiembre de 2007

Assunto proibido

Tattiana, minha orientadora, foi bem clara em uma de suas dicas: "Rosalvo, uma das primeiras coisas que você tem que fazer é conhecer a Biblioteca Nacional de Caracas. Ler os jornais, sentir como a imprensa tratou todo o caso RCTV na época".

Pois bem, segui o conselho e fui à biblioteca.

A missao, que parecia simples, mostrou-se uma tarefa quase impossível. E eu explico o porquê.

Disse pro atendente da hemeroteca que eu era um estudante de Jornalismo do Brasil e buscava fazer uma pesquisa sobre a comunicaçao no país. Ele se mostrou muito prestativo até quando eu, muito inocente, pedi: "Você pode buscar no seu sistema todas as matérias e veículos que trataram sobre o tema da nao renovaçao da RCTV, entre maio e junho?"

Na mesma hora, cara fechada, olhar de desapontamento. "Pana, ese tema no es posible. No puede ingresar este nombre en la computadora. RCTV, aquí, no. No tengo permisión".

Mas ele deu uma dica. Explicou que o que eu poderia fazer era buscar por conta própria na prateleiras todos os jornais da época (os mais importantes sao cinco). Tarefa que me consumiu e vai consumir boas horas ainda naquela Biblioteca. Cansado de tanto carregar pilhas e pilhas de jornais velhos, saí de lá decepcionado.

9 comentarios:

Tattiana Teixeira dijo...

Decepcionado, rapaz ?! Esta informação que vc conseguiu é quentíssima !!!!

Orlando Tambosi dijo...

Começaste a ter contato com o "socialismo do século XXI"...

Nanda Sakae dijo...

Rouseeeeee
eu queria ta ai, pra escrever no blog, que blog serio, nao gostei, queria saber das coisas da vida venezuelana nao dos estudos hahaha...
tipo ´´ hoje matei um porco´´
´´ hoje fui na fazenda´´
entendeu?
ahhhhhh saudade de ti, te amo, aproveita muitooooooooo toda essa oportunidade, faz o trabalho mais lindo que a ufsc ja fez, eu com certeza vou estar la te aplaudindo, e chorando... haha serio, eu juro, pega o hugo e faz uma materia, ah e diz para ele que eu mandei um beijo tbm!
besos

Anónimo dijo...

Rapaz: nunca desista. vá em frente vc consegue,

Anónimo dijo...

filho! estou curtindo cada momento a sua ausencia. pq esta ausencia faz parte do seu sucesso.

Anónimo dijo...

Parabéns!!!Você como jornalista está no caminho certo. Por meio dessa matéria está demonstrando o seu compromisso de trabalhar com imparcialidade de forma que seus leitores possam formar suas próprias opiniões.
É um tema que causa impacto na opinião pública, nos leva a comparar a realidade desse país com a nossa "democracia". Vivemos reamente em um país democrático?
Toneladas de beijos...
Saudades... Se cuide! Não vá mexer em um vespeiro!

Anónimo dijo...

Cumprimento-o por esta excelente matéria! Suscinta e imparcial. Ficou muito bem registrado os dramas vividos pelo povo dessa nação.
Esta nova geração de jornalista está mostrando a que veio... Você é "show"!
Beijos...
Estou torcendo por você.
Aquela do vespeiro fui eu.
Elenice

Anónimo dijo...

Eiii primo!!! Tudo bem?
Que tal a vida na Venezuela?
Está gostando?
Boa sorte!!!
Abraços...
Ricardo

Unknown dijo...

Nossa, quanta liberdade nessa bela revolucion...
Parabéns rouse, as matérias tão muito legais!!!!