martes, 18 de septiembre de 2007

"Saludos a los muchachos brasileños"





Rádios comunitárias são um dos principais alicerces do governo Chávez para difundir mensagens pró-governo e combater as guarimbas da oposição - termo usado pelo Ministério de Comunicação para nomear as articulaçoes da mídia de oposição para desastibilizar o governo, é o que eles dizem e justificam por aqui.

Essas rádios são centenas. Estão espalhadas por toda a cidade, em cada favela ou comunidade mais pobre.

Um dos meus objetivos era justamente esse: conhecer um pouco dessa "artilharia" montada pelo presidente para neutralizar a força de outros veículos de imprensa não tão simpáticos a medidas como a Reforma Constitucional ou a não renovação da licença da RCTV.

E tudo isso é, sim, questão estratégica para o governo, que passou a incentivar e acelerar o processo de criação de rádios e tvs comunitárias a partir de abril de 2002, ano do golpe de estado que tirou Chávez do poder por dois dias. Circulam no Ministério propostas de criação de mais 352 rádios comunitárias e 34 tvs. É muita coisa! Trabalho para o Comite Nacional de Telecomunicaçoes (CONATEL), que analisa cada projeto e verifica se eles não foram montados "com interesses políticos ou comerciais".

O material anexo é de duas visitas que fiz a rádios comunitárias aqui da cidade, a Tiúna FM 102,9 (foto: programa "La revolución de la Salsa" com Carlos Piñero) e a Petare FM 91,5 (vídeo: programa "De cara al Río" com César Martínez) . Como o espaço é livre e sobra tempo na programação, acabamos (eu e o Joao, um amigo daqui, futuro jornalista também pela UnB) entrando ao vivo nas duas rádios, entrevistando os locutores e também perguntando. O resultado foi muito gratificante. Os telefones de contato das duas rádios não paravam de tocar. Era gente dali, da favela ao lado, enviando "saludos a los muchachos brasileños estudiantes de periodismo".

Para se comunicar, vamos mesmo de portuñol. Todo mundo se entende.

.

6 comentarios:

Sara dijo...

si el gobierno sentiu la necessidad de la criacion de las radios comunitarias!!

hahahahahahha

pq será que eu entendo o que tu fala e não o que o tiozão fala?!

proooonto, comentei seu xaropeeento!
bjosss

Pati Stockler dijo...

Muito massa, o texto e o vídeo... o tiozinho parecia mto gente boa! y pa`lante con el portuñol! jeje

Vc já ficou sabendo da lei que obriga as rádios a colocar músicas da Venezuela em 50% da programaçao (nao tenho certeza da % mas sei que é bastante!)??? Isso está promovendo muito as bandas daqui e se escuta cada vez menos músicas em inglês.

Boa sorte por aí! Sucesso...

Bjos

Unknown dijo...

Boa noite!
Oxii primo ta muito bom aqiii...Super interessante...Parabéns! Beijos!

Unknown dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Unknown dijo...

E vc famozão ai já.. heheheh

beijoss
BOA SORTE

DA URUSSANGA dijo...

Só não vai voltar metido
ahahahaha