miércoles, 26 de septiembre de 2007

¡No vea televisión....Hágala!



Julho de 2003. Portas lacradas e equipamentos confiscados. A partir do dia 10, a entrada de funcionários está proibida nas instalações da Catia Tv. O fechamento, a mando do prefeito de oposição Alfredo Peña, durou um ano e tirou do ar a primeira televisão comunitária da Venezuela, que transmitia desde 1999 no canal 41, freqüência UHF.

Ao contrário dos protestos pela não renovação da licença da RCTV, nenhum meio privado entrou em campanha e ofereceu apoio a essa emissora. O motivo, alega a diretora Íris Castillo, é claro: “Catia Tv é do povo, feita pela comunidade. Nossas armas são as câmeras e os microfones. É com eles que nos defendemos”.

Quando explica que a produção é feita pela própria paróquia, ela não exagera. Das 14 horas diárias, 70% são destinadas a programas das Equipes Comunitárias de Produção Audiovisual Independente (ECPAI), grupos de quatro a sete pessoas que recebem formação por 10 dias para se tornarem “comunicadores sociais”, como denominam os professores das oficinas. No momento, 40 turmas participam do curso.
A meta é levar material de qualidade para as 18 paróquias da área de sua área de cobertura.

Considerada a madre das emissoras comunitárias do país, a Catia Tv – nome inspirado no Índio Cátia, que vivia e lutava na região – também sofreu repressão no golpe de 11 de abril, quando policiais metropolitanos cercaram a emissora. A saída foi negociar o resgate de alguns equipamentos.

‘Jornalistas’ iam até Miraflores, filmavam as manifestações pró-Chávez e voltavam às favelas para reproduzir os vídeos nas pequenas câmeras e convocar mais gente para os protestos. Fitas foram rebobinadas centenas de vezes.

Tudo para romper o silêncio absoluto dos meios privados, que transmitiam filmes e desenhos animados. Enquando Tom & Jerry e Superman dominavam as telas de RCTV, Globovisón e Televen, o presidente do país permanecia seqüestrado.





.

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Woloko... alem de escrever muito bem, fala muito bem! É um jornalista completo mesmo. Esse é meu cunhado. Bom, parabéns novamente... Que Deus ilumine seu caminho. Abraços
Narjara e Mikael

Anónimo dijo...

meu Deus...ros, esses 4 anos foram suficientes pra vc se tornar um puta de um jornalista...como vc ta escrevendo bem! mesmo nao comentando, to entrando aqui sempre e torcendo por vc...continue assim...to louca pra ver meu amigo na globo hahaha e obrigado pelos parabééns, adorei seu recado!
Boa sorte aí...fica com Deus
Maira (udi)