jueves, 27 de septiembre de 2007

RCTV abre suas portas






Depois de muita vigília na porta da emissora e de diversos e-mails e telefonemas, consegui, finalmente, conhecer a Rádio Caracas Televisão, a RCTV.

Mas vamos ao que interessa:

É de um estúdio bonito e com equipamentos bastante modernos que se transmite o noticiário mais conhecido da rede, o El Observador. Com três edições diárias, o jornal bate forte no governo e não economiza críticas a simpatizantes da Revolução Bolivariana protagonizada por Hugo Chávez.

Na edição vespertina de hoje, quinta-feira, o âncora Miguel Ángel Rodríguez apresentou, indignado, (ver vídeo) o novo uniforme do time de beisebol Los Leones que, pela primeira vez na história, vai vestir-se de vermelho, rojo rojito, como diria o presidente.

Para quem não sabe, o Los Leones é propriedade de Gustavo Cisneros, o maior empresário do ramo de telecomunicações na Venezuela. O magnata é acusado pelos meios privados de ter se aliado a Chávez para poupar sua emissora, a Venevisión, de sanções como que a sofreu a colega RCTV.

“São traidores da pátria, dois vendidos”, critica o apresentador Miguel Ángel ao falar sobre Chávez e Cisneros. Sobre o presidente, ele é mais enfático: “Ele trafica com a miséria, engana o povo e os trabalhadores da Venezuela. Nós, jornalistas, corremos sérios riscos nesse país”.

Miguel também comanda o La entrevista, programa matinal de opinião que, segundo os jornalistas da redação, é a “maior dor de cabeça” para o governo chavista e foi umas das causas para a não renovação da licença do canal, em maio desse ano.

Crítica e com linha editorial declaradamente contrária ao presidente. É assim a RCTV Internacional – novo nome da emissora que desde julho transmite via cabo, pois perdeu seu sinal aberto.


Mega infra-estrutura


Cinco estúdios para gravação de novelas e programas de humor, um espaço para programas especiais como o transmitido no último dia de funcionamento, camarins impecáveis e uma redação de Jornalismo de fazer inveja a muitos canais do Brasil. Ao percorrer os corredores da RCTV, é notável a grandeza e o poder de influência que tinha a emissora de maior audiência na Venezuela. Com mais de três mil funcionários, ela alcançava 98% dos lares do país.

Mas esse quadro é coisa do passado. Hoje, via cabo, só 22% do venezuelanos têm acesso à programação da Rádio Caracas. Agora, o share – percentual de televisores ligados em cada horário – não passa dos 4%, quando antes chegava, em média, aos 40%.

Sobre a não renovação da concessão, a advogada do canal, Moirah Alexandra Sánchez, apresentou a defesa da emissora. Mas isso é assunto para outro post, quando eu conversar na próxima semana com o departamento jurídico do Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações). Assim, o debate fica mais justo e mais interessante.

.

6 comentarios:

Tattiana Teixeira dijo...

e quem são os atuais anunciantes do canal ? Qual a receita mensal da RCTV Internacional ? vc deu uma verificada nisto ? Abraços e parabéns!!!!

Unknown dijo...

Excelente trabalho, a comunicaçao na Venezuela è muito polarizada, tanto uma parte cuanto a otra, nao dialogam, infelizmente diante da parcialidade dos meios de comunicaçao de elite, nao resta otra alternativa. Te felicito pelo trabalho, que esta sendo conduzido com a parcialidade possivel, como sempre deve ser. Tenha certeza que seu trabalho vai ser uma referencia no Brasil.
Um abraço Bolivariano do magro.
Mario - direto de Caracas

Anónimo dijo...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Anónimo dijo...

Estamos todos com saudades e torcendo por vc.
Família Streit

Pati Stockler dijo...

Só de olho nas modelos da RCTV né?! rsrsrs
Excelente post, como todos os anteriores.

Besos! ;)

Anónimo dijo...

redetthe obese proteinuria sparingly bindra metaphor messico issuescross pharmatrade pluralism receivables
lolikneri havaqatsu